Diálogos e convergências da Economia Solidária chega à região do Médio Mearim.

Texto: Letícia Castro

Foto: Letícia Castro

Em sua quinta edição, o Seminário Interterritorial da Economia Solidária chega à cidade de Bacabal para dialogar com empreendimentos econômicos solidários da Região do Médio Mearim.

O Seminário realiza uma espécie de ponte com movimentos que fazem a Economia Solidária no Maranhão, sejam empreendimentos ou entidades de apoio, avaliando as atividades e programas executados nos territórios atendidos pela Setres no ano de 2020 e planejar novas ações para 2021, dentro da perspectiva de ampliação.

Para Francisca Ribeiro, o Seminário auxiliará na organização do seu empreendimento econômico solidário.

“Agora vou poder trabalhar de forma organizada. Estou muito feliz. Agradeço ao apoio do Governo do Estado. Agora ficará tudo mais fácil. Espero que esse trabalho de acompanhamento continue”, ressaltou.

Durante todo o dia, empreendimentos da região do Médio Mearim, estiveram reunidos em grupos para fazerem suas proposições e trocas de experiências de atuação principalmente durante a pandemia.

O Secretário do Trabalho, Jowberth Alves, alerta para o apoio das gestões municipais na ampliação da gestão dos empreendimentos econômicos solidários.

“O Governo do Estado está fazendo seu papel com agenda da Economia Solidária atuante. Trabalhamos em diversos municípios e para isso, precisamos de mais apoio das gestões municipais para ampliarmos nossa atuação para que de foram conjunta, possamos atingir o máximo de empreendimentos, movimentos e entidades de apoio.

Ações da Economia Solidária

O Governo do Estado possui uma agenda prioritária para a Economia Solidária. Ações como Circuito de Feiras por regional, Seminários de Diálogos e Finanças Solidárias, Rede Solidária de Comércio Virtual (Resolvi) criada para que empreendimentos econômicos solidários possam comercializar, fazendo que com os impactos provocados pela pandemia possam ser reduzidos. A mais recente novidade, é o Edital ‘Compras Solidárias’, criado através do Plano Emergencial de Empregos Celso Furtado para comprar produtos dos empreendedores solidários, visando também reduzir os impactos provocados pela pandemia, através do edital foram destinados R$ 1 milhão para compra de produtos.

SINE

SETRES

Endereço: Rua de Nazaré,

173, Centro, São Luís-MA

Horário de funcionamento :

Segunda a sexta 08h às 18h.

SINE

Endereço: Rua do Sol, 191.

Centro, São Luís, Maranhão

Horário de funcionamento :

Segunda a sexta 08h às 17h.