SETRES NA AGRITEC

ASDAS

A Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária – SETRES celebra termo com cooperativa para realização de Feiras da Economia Solidaria no território Cerrado Sul Maranhense.

Nesta quarta-feira, 25, a Secretária Adjunta de Estado de Trabalho e Economia Solidária, Nilce Cardoso, assinou termo de colaboração com a Cooperativa Agroecológica Pela Vida do Cerrado Sul Maranhense- COOPEVIDA, para realização de feiras na região. A parceria foi firmada durante a 15° Feira de Agricultura Familiar e Agrotecnologia do Maranhão – Agritec, em São Raimundo das Mangabeiras.
O termo visa a realização de sete Feiras Territoriais de Economia Solidaria para comercialização de produtos e serviços dos empreendimentos econômicos solidários no Território Cerrado Sul Maranhense. A parceria vai atender de forma direta os municípios de Balsas, Riachão, Loreto e São Raimundo das Mangabeiras.
“Nosso objetivo é contribuir para que os pequenos produtores (trabalhadores do campo) possam avançar no seu desenvolvimento e garantam a sua autossustentabilidade, para isso, além de oferecermos infraestrutura e capacitações para a realização das feiras, também vamos estabelecer um diálogo para fortalecer a relação dos pequenos produtores com o poder público municipal, visando à continuidade do projeto”, destacou, Nilce Cardoso, Secretaria Adjunta da Setres.
A secretária destacou ainda, que a parceria vai seguir os princípios, valores e fundamentos da Economia Solidária; as práticas e metodologias da educação popular, que estabeleça como pressuposto o respeito e a valorização dos saberes locais. Sendo uma referente do “Projeto Maranhão Desenvolvido Mais Justo e Solidário”.
“Com essa nova parceria com o Governo do Estado, vamos garantir a comercialização dos nossos produtos. Essa é uma grande expectativa para todos os produtores, porque é a garantia da geração de renda e isso certamente vai influenciar muito em nossa qualidade de vida”, afirmou Maria Gelma Rodrigues, presidente da Coopevida.
O termo de colaboração foi firmado na solenidade de entrega de diversas ações e benefícios à população do Cerrado Sul Maranhense, durante visita do Governador Flávio Dino a 15ª Feira de Agricultura Familiar e Agrotecnologia do Maranhão – Agritec, que aconteceu de 24 a 26 de abril no Município de São Raimundo das Mangabeiras. O evento promove o fortalecimento e a divulgação da agricultura familiar regional, oferecendo capacitações e subsídios para o trabalhador do campo.
Outras ações do governo
Em visita a região, o governador também fez a entrega de título coletivo de terra para a Associação dos Moradores do Povoado Mosquito, da cidade de Pastos Bons, beneficiando 73 famílias. Assinou um convênio no valor de R$ 40 milhões para realizar o Cadastro Ambiental Rural nos 217 municípios do Maranhão. Também entregou 35 toneladas de sementes de feijão para comunidades agricultoras de 14 municípios. Assinou o Termo de Adesão ao PAA para São Raimundo das Mangabeiras e Loreto. Realizou ainda abertura de concessão de crédito aos produtores por entidades financeiras.
Estiveram presentes na solenidade o Governador, Flávio Dino, a Secretária Adjunta do Estado do Trabalho e Economia Solidária, Nilce Cardoso, autoridades locais e estaduais, lideranças políticas, representantes de instituições financeiras, movimentos sociais, agricultores familiares e população da cidade.
A feira é uma realização do Governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria Estadual da Agricultura Familiar (SAF), com o apoio do Sebrae, de Prefeituras Municipais, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma), Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp) e diversas entidades, sindicatos, associações e outros movimentos sociais.

 

Contatos

contatos

SINE – SISTEMA NACIONAL DE EMPREGOS – SÃO LUÍS/MA

(98) 3232-5015
(98) 3232-5031

Clique para mais contatos

Links Úteis
Localização

localização

Click to open larger map

Rua do Sol, 191. Centro,
São Luís, Maranhão