Projeto Pró-Catador Maranhão: Recuperando Vidas, Reintegrando Cidadania

O Projeto é uma intervenção da Secretaria de Estado do Trabalho e Economia Solidária do Maranhão- SETRES executada através de convênio com Secretaria Nacional de Economia Solidária- SENAES que pretende trabalhar no resgate da cidadania dos catadores em suas diversas abrangências: geração de trabalho e renda, capacitação, elevação de escolaridade, inclusão digital, saneamento, saúde, segurança, segurança alimentar, habitação e programas assistenciais. O objetivo do projeto é fomentar grupos econômicos solidários de catadores de materiais recicláveis e reutilizáveis, articulando-os em redes de cooperação e comercialização de produtos em 40 municípios do Maranhão.

Gestores públicos, líderes comunitários e catadores são convidados a participar desta discussão que afeta a humanidade de forma direta. A SETRES deu início às atividades do projeto Pró-Catadores com um recenseamento de catadores em diversas partes do estado, com o objetivo de identificá-los e conhecer os locais em que trabalham, bem como traçar um perfil do catador que atua no Maranhão. Superada esta etapa, o projeto passa a realizar Oficinas Locais, onde grupos formais, informais, associações, cooperativas de materiais recicláveis, lideranças comunitárias e gestores públicos são convidados a conhecer e discutir questões relevantes, como o fechamento dos lixões e a adequação dos municípios à legislação vigente de resíduos sólidos.

Dessa forma o Governo do Estado do Maranhão pretende estimular a aplicação da Política Nacional de Resíduos Sólidos e promover a inserção social e cidadã destes, com vistas à superação da situação da pobreza extrema e da degradação ambiental.

O Projeto Pro Catador-MA tem como objetivo:

Fomentar grupos econômicos solidários de catadores de materiais recicláveis e reutilizáveis, articulando-os em redes de cooperação e comercialização de produtos, estimulando a aplicação da Política nacional de Resíduos Sólidos e promovendo a inserção social e cidadã destes com vistas à superação da situação da pobreza extrema e da degradação ambiental.

AÇÕES DO PROJETO PRO CATADOR MA:

Ações Relacionadas

Recensear Catadores\as nos municípios pertencentes aos territórios atendidos pelo projeto.
Inserir os catadores/as no Cadastro Único.
Incentivar o Associativismo e o Cooperativismo entre os catadores/as.
Promover ações de formação de acordo com a vocação profissional, proporcionando a elevação da escolaridade e a educação profissional e tecnológica.
Assessorar tecnicamente os empreendimentos de Catadores/as.
Estruturar com máquinas e equipamentos os empreendimentos.
Estimular a formação de redes de cooperação com foco na consolidação organizativa das atividades.

RESULTADOS ESPERADOS COM A EXECUÇÃO DO PROJETO PRO-CATADOR MA.

Catadores\as de 40 municípios do estado mapeados e formação banco de dados e disponibilizado.
Cadastramento dos catadores fora do sistema realizado e encaminhamento dos excluídos aos programas sociais.
 Princípios da economia solidária disseminados a grupos produtivos de catadores\as, que fortalecidos em sua capacidade técnica e produtiva, praticam a autogestão.
Elevação dos níveis de escolaridade formal e profissional.
Grupos Produtivos de catadores assessorados e fortalecidos garantindo sua autonomia e sustentabilidade.
Grupos estruturados e com capacidade de produção e comercialização e com valor agregado aos produtos.
Redes de cooperação formadas aumentando a geração de renda e a qualidade de vida dos catadores\as.
Publicação de relatório com os resultados do projeto

MUNICÍPIOS BENEFICIÁRIOS

Território 01- Alto Turí e Gurupi  Presidente Médici; Santa Inês; Zé Doca; Santa Luzia; Araguanã.
Território 02- Cerrado Amazônico  Imperatriz; Açailândia. Buriticupu,
Território 03 – Cocais  Timon; Caxias; Codó; Lagoa Grande. Bacabal
Território 04 – Metropolitano  São Luís; São José de Ribamar; Paço do Lumiar; Raposa.
Território 05 – Vale do Itapecuru  Matões; Itapecuru; Miranda do Norte. Vargem Grande;
Território 06 – Baixada Ocidental  Pinheiro; Guimarães.
Território 07 – Cerrado Sul  Balsas; São Francisco do Brejão; Nova Colinas, Barra do Corda, Grajaú
Território 08- Lençóis/Munim  Humberto de Campos Bacabeira; Barreirinhas.
Território 09- Campos e Lagos  Matinha; Viana
Território 10 – Baixo Parnaíba  Belágua; Tutóia; Chapadinha; Água Doce; São Bernardo; Araioses; Santana do Maranhão.

NUMERO DE BENEFICIÁRIO (A)S

Número Total de Beneficiários Diretos Indiretos