Webmail do Servidor

Cadastro no Sine


Para candidatos em busca de emprego e qualificação profissional que querem se cadastrar no Sistema Nacional de Emprego - SINE, o passo a passo é simples.

CADASTRO PRESENCIAL

Comparecer a um dos Postos de Atendimento do Sine-MA - Casa do Trabalhador, instalados em 15 municípios do Estado com os seguintes documentos:

- Carteira de Trabalho;

- Cartão ou Número do PIS;

- Identidade;

- CPF;

- Comprovante de Residência;

- Comprovante de Escolaridade.

PARA SE CANDIDATAR PELA INTERNET

Após feito o cadastro no Sine-MA, o trabalhador pode ainda se cadastrar no Portal Mais Emprego, do Ministério do Trabalho,  para verificar vagas de emprego sem sair de casa, e ainda se candidatar para a vaga que aparecer no seu perfil, tendo somente que comparecer a um posto do Sine-MA mais próximo de sua residência para pegar a Carta de Encaminhamento.

Lembrando que o cadastro no Sine-MA oportuniza ao trabalhador maranhense a concorrer a vagas de emprego em qualquer lugar do Brasil, sendo que Empregadores de todo o Brasil também poderão ter acesso ao cadastro destes trabalhadores.

OBS. O cadastro na internet só é válido após o cadastro presencial.

 

CADASTRO NA INTERNET PASSO A PASSO (para acompanhar possíveis vagas encaixadas no seu Perfil de Trabalhador)

OBS. O Perfil do Trabalhador é formado por informações contidas no cadastro, incluindo experiências registradas (ou não) na CTPS e ainda certificados de qualificações ou escolaridade. O que significa que se o trabalhador não tem experiência ou qualificação para assistente administrativo (por exemplo), essa vaga não será encaixada em seu perfil. 

ATENÇÃO! Após fazer sua convocação pelo Portal Mais Emprego, é preciso apanhar a Carta de Encaminhamento na Agência do Sine. 

 

Clique aqui para efetuar o cadastro.

1. Clicar no “Menu Trabalhador”

2. Clicar no Menu “Vagas de Emprego”

3. Na tela “Atendimento ao Trabalhador” clicar em “Deseja Cadastrar Trabalhador?”

4. Preencher o formulário “Pré-cadastro do Trabalhador”, e ao final, clicar em cadastrar e concluir.

6. O trabalhador deverá acessar o endereço de e-mail que informou no pré-cadastro para verificar a confirmação.

7. O trabalhador já tem o pré-cadastro confirmado e senha. Após este processo, basta acessar o site maisemprego.mte.gov.br para concluir a segunda parte do cadastro

8. Clicar no “Menu Trabalhador”

9. Clicar no Menu “Vagas de Emprego”

10. Na tela “Atendimento ao Trabalhador” digita o LOGIN, SENHA E TEXTO DE IMAGEM e clicar em ACESSAR

11. Nessa última etapa o trabalhador vai concluir o cadastro que é composto por 7 telas com informações pessoais e profissionais do trabalhador.

12. Finalizado o cadastro, o  trabalhador já poderá acessar via internet o seu cadastro de onde quiser sem precisar ir a um posto do SINE, podendo verificar e selecionar oportunidades de emprego de acordo com o seu perfil.

 

 

Para informar dúvidas ou entraves durante o cadastro, acesse o perfil do Sine-MA no facebook: www.facebook.com/trabalho.ma