Oportunidade e renda: mais de 80 empreendimentos solidários são atendidos pelo Cresol

foto cresol

O Centro de Referência Estadual em Economia Solidária do Maranhão (Cresol), localizado na Rua da Estrela, no Centro Histórico de São Luís, comemorou no final do ano passado um recorde para uma instituição com pouco tempo de existência. De sua criação, em junho de 2018, até agora, o Cresol foi responsável pelo atendimento de 83 pequenos empreendimentos ativos em 26 municípios maranhenses.

Desde sua criação, o Cresol vem dando capacitações a grupos de pequenos produtores, para melhorar a qualidade da produção, além de propor em sua sede, a comercialização dos produtos de empreendimentos econômicos solidários.

A iniciativa da Secretaria de Estado de Trabalho e Economia Solidária (Setres) vem se destacando pelo seu processo de gestão compartilhada entre Estado e os pequenos produtores atendidos pela instituição com o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (Setres).

O titular da Setres, Jowberth Alves, destaca o empenho do Poder Executivo estadual em fortalecer o setor da economia solidária, oferecendo incremento aos empreendimentos e geração de renda para os produtores, além das ofertadas pelo Cresol.

“Temos um trabalho muito forte com a economia solidária, em uma construção diferente desse modelo formal de trabalho. Aqui, nós investimos principalmente na agricultura familiar, no artesanato, em produções locais. Temos o acompanhamento dezenas de empreendimentos nessas áreas, o que gera renda, autonomia, e tem dado condições para as famílias”, diz Jowberth Alves.

Cresol quilombola

cresol foto

Visitas técnicas já foram realizadas para conhecer as futuras instalações do Cresol Quilombola, unidade do equipamento público que funcionará no município de Alcântara.

A ideia é promover valorização e resistência da cultura negra com a promoção do desenvolvimento socioeconômico de comunidades quilombolas da região.

“Não se trata apenas de um centro de exposição e comercialização. Será um centro de referência da resistência negra, que evidencia a força, a criatividade e a produção das comunidades quilombolas”, frisa o coordenador da Economia Solidária da Setres, Ricarte Almeida.

Contatos

contatos

SINE – SISTEMA NACIONAL DE EMPREGOS – SÃO LUÍS/MA

(98) 3232-5015
(98) 3232-5031

Clique para mais contatos

Links Úteis
Localização

localização

Click to open larger map

Rua do Sol, 191. Centro,
São Luís, Maranhão