‘Pro-Catador’ leva cidadania e capacitação para trabalhadores de 15 municípios numa do Maranhão

Cooperativa de resíduos sólidos em Paco do Lumiar

Incentivar grupos econômicos solidários de catadores de materiais recicláveis e reutilizáveis, articulando-os em redes de cooperação e comercialização de produtos. Esse é o objetivo do projeto Pró- Catador, executado com investimento na ordem de R$ 226 mil. O projeto hoje atende 18 empreendimentos de 15 municípios do Maranhão

A ideia é trabalhar no resgate da cidadania dos catadores, proporcionando geração de trabalho e renda, capacitação, elevação de escolaridade, inclusão digital, saneamento, saúde, segurança alimentar e habitação.

O Pró-Catador deve ser ampliado nos próximos meses para atingir 2 mil pessoas que retiram seus sustentos de aterros sanitários, de acordo com o secretário do Trabalho e da Economia Solidária (Setres), Jowberth Alves.

“Esses grupos recebem capacitações para a gestão das cooperativas e estrutura necessária para o trabalho. São Equipamentos de Proteção Individual e maquinários específicos. Vamos ampliar o programa para atingir mais de 2 mil trabalhadores que são, de certa forma, invisíveis na sociedade”, detalhou o secretário.

Já estão agendadas atividades para este primeiro semestre. Serão feitos seminários de fortalecimento da categoria em Imperatriz (19 e 20/03), Bacabal (9 e 10/04) e São Luís (28 a 30/04)

“Um avanço”

Pensando para estimular a aplicação da Política Nacional de Resíduos Sólidos e promover a inserção social e cidadã dos catadores, a fim de superar a situação da pobreza extrema e da degradação ambiental, o Pró-Catador vem mudando a lógica do trabalho de catadores de várias regiões do Maranhão.

“Essa é uma força que vai trazer mais segurança e crescimento no trabalho que nós fazemos. Se a gente se unir e se organizar, o governo vai nos ajudar a crescer. ” A fala é de José Lima, 68 anos, que há mais de 10 anos trabalha em uma cooperativa de catadores de materiais recicláveis do município de Imperatriz.

“Nós estávamos precisando dessa estrutura. É um avanço para os catadores”, afirmou o presidente da Associação de Catadores de Imperatriz, José Lima Ferreira Lima.

O trabalho inicial foi o de recenseamento dos catadores, com o objetivo de identificá-los e conhecer os locais em que trabalham, bem como traçar um perfil do catador que atua no Maranhão.

Trabalho social X Educação

Atualmente, o Pró-Catador vem desenvolvendo oficinas locais, onde grupos formais, informais, associações, cooperativas de materiais recicláveis, lideranças comunitárias e gestores públicos são convidados a conhecer e discutir questões relevantes, como o fechamento dos lixões e a adequação dos municípios à legislação vigente de resíduos sólidos.

Também é escopo do projeto inserir os catadores no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), além de promover ações de formação, de acordo com a vocação profissional, proporcionando a elevação da escolaridade e a educação profissional e tecnológica.