Quarta Cultural valoriza talentos e identidade de artistas maranhenses

Apresentações durante a Quarta Cultural (2)

Apresentações durante o grande encontro da Quarta Cultural

A ‘maranhensidade’ esteve em destaque durante a primeira ‘Quarta Cultural’ promovida no ano de 2020, realizado na noite de ontem (15), no Centro de Referência Estadual em Economia Solidária (Cresol), órgão vinculado à Secretaria do Trabalho e da Economia Solidária (Setres).

O evento que abre espaço para a diversidade da cultura popular maranhense, acontece todas as quartas-feiras na sede do Cresol, que fica localizado na Rua de Nazaré, 173, Centro Histórico de São Luís, e destaca-se por ser desenvolvido através de uma construção coletiva entre artistas, produtores locais e o poder público.

Musicos, poetas, cordelistas, atores e outros artistas que aproveitam o momento para expor seus talentos, valorizando a regionalidade e a identidade cultural do estado. A primeira ‘Quarta Cultural’, reuniu os talentos que se apresentaram durante as edições realizadas ao longo de 2019.

Secretário do Trabalho e da Economia Solidária, Jowberth Alves.

O Secretário do Trabalho e da Economia Solidária, Jowberth Alves, ressalta que a iniciativa ajuda o público a conhecer as demais ações promovidas pelo Cresol e fomenta o desenvolvimento do estado.

“Este é um exemplo prático que mostra que o governo e a população trabalhando juntos podem construir espaços de desenvolvimento no estado. Este evento, além de dar oportunidade aos artistas, fomenta a economia criativa, por meio da comercialização dos produtos expostos no Centro de Referência”, destaca.
Atrações da noite

Entre as diversas expressões artísticas, esteve presente durante o evento a cantora Célia Sampaio. “Este espaço nos fortalece como artistas que trabalhamos de forma alternativa, e não estamos nos grandes mercados”, pontuou Célia.

Na área da música estiveram presentes, também, Alcione da Fonte e Roquinho; Jimmy Luz; Rose Carneiro; Zanto Holanda; Daniel Alves e Mel Miranda; Kaciel Bras; Wagner Borges; Jorge Reis; Lê Brown; Gui Motta; Felipe da Fonte; Hugo Cazumba; Samba de Amigos; Amanda Quixa;Henry Lucas; os grupos Batucada Feminista, Samba Rock; Afrocanto; Divina Batucada; Casarão Verde; e Tommy Shot e outros.

Cordelista Moisés Nobre, recitando dutante a 'Quarta Cultural' (2)

Cordelista Moisés Nobre, recitando durante a ‘Quarta Cultural’

Na poesia e literatura de cordel, marcaram presença Paulinho Nó Cego; Gorete Pereira e Renato Lucas; Moisés Nobre; Nafis Bezerra; Kátia Dias e Márcia Maria. “Este é um espaço que garante meios para continuidade da cultura popular maranhense, por que permite a integração da nova geração com os artistas que já estão há mais tempo na estrada”, comentou o cordelista Moisés Nobre.

O Secretário de Cultura de São Luís, Marlon Botão, presente no evento, ressaltou a relevância da ‘Quarta Cultural’ para a cultura ludovicense: “Esta iniciativa certamente só traz benefícios para a cidade, porque promove este segmento que afirma a identidade da população por meios sustentáveis”, disse.

Susan Lucena, gestora da Casa da Mulher Brasileira

Susan Lucena, gestora da Casa da Mulher Brasileira, que também prestigiou a noite cultural, reforçou a importância do apoio e incentivos necessários ao evento, que por ser fruto da Economia Solidária, é construído majoritariamente por mulheres que são protagonistas nesse meio.

‘Quarta Cultural’

Publico presente na Quarta Cultural

Público presente na Quarta Cultural

O Projeto é idealizado no Centro de Referencia com o objetivo de dinamizar o espaço de formação, capacitação e comercialização de produtos de empreendimentos econômicos solidários.

Segundo Luiza Mendes, coordenadora do Cresol, a ação tem como intuito dar visibilidade à cultura e aos artistas que também pensam no bem viver sustentável, com base nos princípios da economia solidária. A gestora reforça, ainda, que o grande encontro reforça a ideia de construção coletiva com a participação direta dos artistas e o poder público.

CRESOL
O Centro Estadual de Referência em Economia Solidária do Maranhão (Cresol), localizado na Rua de Nazaré, 173, Centro Histórico da capital, é um espaço integrado à Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (Setres), que visa à participação popular na implantação das políticas públicas de desenvolvimento de grupos produtivos econômicos solidários, através de uma gestão compartilhada entre o poder público e a sociedade civil organizada.