Setres e Seap firmam parceria para beneficiar trabalhadores por meio do programa ‘Mutirão Rua Digna’

Imagem

Ressocialização; capacitação profissional; inclusão social; e o alinhamento de parceria entre a Secretaria do Trabalho e da Economia Solidária (Setres) e a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap). Estas foram as prioridades debatidas na tarde desta terça-feira (19), durante a reunião para assinatura do Termo de Convênio de Cooperação entre as duas Secretarias, com o intuito de efetivar o fornecimento dos materiais necessários na restauração das ruas beneficiadas pelo programa ‘Mutirão Rua Digna’, e dos móveis que serão destinados à Biblioteca do Trabalhador e à nova sede da Setres.

O estabelecimento do convênio que visa a inclusão de mão de obra carcerária em ciclos produtivos de confecção de bens e prestação de serviços, está pautado sobre as diretrizes do programa ‘Começar de novo’, que busca reduzir a reincidência criminal por meio da oferta de cursos de capacitação e de empregos. A ação é resultado de parceria entre o Conselho Nacional de Justiça (CNJ); tribunais de Justiça; governos estaduais e municipais; empresas; e entidades da sociedade civil.

Na oportunidade, o secretário do Trabalho, Jowberth Alves, pontuou que a Termo de Convênio de Cooperação entre a Setres e Seap, é mais uma oportunidade elaborada pelo governo Flávio Dino para oferecer qualidade de vida aos maranhenses. “A parceria não trará só benefícios aos apenados, por meio do programa ‘Começar de Novo’, mas, também, proporcionará melhoria no cotidiano dos moradores das ruas que serão beneficiadas! Além disso, a nova sede da Setres e a Biblioteca do Trabalhador ficarão mais bonitas e acessíveis com a chegada dos móveis planejados, produzidos pelos próprios internos. Isso tudo, devemos ao olhar sensível do governador Flávio Dino, que através das políticas públicas de Trabalho e geração de Renda, por meio da Secretaria do Trabalho, busca incansavelmente desenvolver ainda mais o estado do Maranhão.

Programa ‘Mutirão Rua Digna’

imagem 1

O Programa ‘Mutirão Rua Digna’, leva qualidade de vida à população, com a pavimentação de ruas com bloquetes, melhorando a infraestrutura e o saneamento básico das comunidades. O Programa também tem viés econômico, visto que gera renda aos comerciantes locais, com venda de materiais, e também aos trabalhadores das obras, a partir da geração de postos de Trabalho. Há, ainda, a dimensão social, já que apenados da justiça são responsáveis pela fabricação de parte dos bloquetes utilizados nas pavimentações. Com investimentos de mais de R$ 21 milhões, o Programa já gerou mais de 2.806 postos de trabalho temporário e beneficiou mais de 55.890 pessoas.

Além do secretário e do subsecretário do Trabalho, Jowberth Alves e Genilson Alves, participaram da reunião, o secretário da Seap, Murilo Andrade; o coordenador do programa ‘Mutirão Rua Digna’, Wellington Matos; o gestor de Manutenção e Automação – UGMA, Fabrício Ferreira; o secretário adjunto de Administração, Logística e Inovação Penitenciária, Francisco Barradas; e a técnica da Setres, Priscila Rocha.

Contatos

contatos

SINE – SISTEMA NACIONAL DE EMPREGOS – SÃO LUÍS/MA

(98) 3232-5015
(98) 3232-5031

Clique para mais contatos

Links Úteis
Localização

localização

Click to open larger map

Rua do Sol, 191. Centro,
São Luís, Maranhão