Setres leva informações e conhecimentos a pequenos produtores, na 18ª Agritec, em Presidente Dutra

Foto: Divulgação

Secretário do Trabalho, Jowberth Alves, em visita aos stands de pequenos produtores durante a 18 AGRITEC

Com foco em levar informações e conhecimentos aos produtores e demais participantes da 18ª Feira da Agricultura Familiar e Agrotecnologia do Maranhão (Agritec), a Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (Setres), levou para o evento, oficinas de artesanato, além de apresentar ações do órgão de apoio aos pequenos produtores.

A Agritec é uma realização do Governo do Estado, por meio do Sistema de Agricultura Familiar (SAF) e parceiros do âmbito público e da sociedade civil organizada, que reúne produtores e profissionais, levando conhecimento sobre a comercialização de alimentos; criação de animais; ações de transferência de tecnologia; gestão na agroindústria; além de vários minicursos e palestras.

Destacando a participação da Setres na 18ª edição da Agritec, o secretário de Estado do Trabalho e da Economia Solidária, Jowberth Alves, realçou a importância da feira.

“A Setres é parceira na realização da Agritec, por entendermos que ela representa a sensibilidade do governador Flávio Dino, que mesmo em período de dificuldades, mantém investimentos e apoio aos pequenos produtores, fomentando cada vez mais o desenvolvimento do nosso estado”, ressaltou.

“Apresentamos aqui, as principais políticas púbicas que desenvolvemos com foco no apoio aos pequenos produtores, como o projeto ‘Microcrédito Produtivo Orientado’, ‘TrabPesca’, além do nosso apoio aos empreendimentos de economia solidária, por meio do Cresol. Além disso, trouxemos também, oficinas de artesanato, que mostram a importância da prática da economia solidária”, finalizou.

Oficinas

 Júlia de Oliveira - Participante das oficinas de artesanato na 18ª AGRITEC

Júlia de Oliveira – Participante das oficinas de artesanato na 18ª AGRITEC

Nos três dias da Agritec, as oficinas de artesanato realizadas no stand da Setres, atraiu mais de 200 pessoas. A técnica da Economia Solidária, Cleidiomar Melo, ensinou crianças, adolescentes e adultos a confeccionar garrafas decoradas, agendas de papelão com cobertura de tecido e canetas decoradas com lã.

Uma das mais assíduas e empolgadas participantes das oficinas, foi a pequena Juliana de Oliveira, de 9 anos. Ela conta que aprendeu bem mais do que apenas fazer as peças de artesanato.

“Aprendi que a gente pode aproveitar coisas que às vezes vão para o lixo; a gente passa o tempo reaproveitando o que pode se tornar um acessório bonito para nossa casa”, disse.

Já a dona Edite Dionísia da Conceição, de 66 anos, disse que vai reproduzir o que aprendeu, para ganhar uma renda extra. “Aprendi a fazer essas canetas bonitas com os organizadores me ajudando. Agora, vou é fazer para vender”, contou.

Palestras

Brígida Albuquerque

Palestra sobre ‘Microcrédito Produtivo Orientado’ (MPO) na 18ª AGRITEC

Técnicos da Setres palestraram em dois momentos na Agritec, sobre ações desenvolvidas pela Secretaria de Apoio a Pequenos Produtores do Estado.

A coordenadora do projeto ‘Microcrédito Produtivo Orientado’ (MPO), Brígida Albuquerque, apresentou a importância e as possibilidades do MPO para o desenvolvimento de empreendimentos, principalmente na agricultura familiar.

O Assessor de Projetos Especiais da Setres, Wellington Matos, participou como palestrante, do seminário ‘Cooperativismo e Associativismo na Agricultura Familiar’, na 18ª Feira da Agricultura Familiar e Agrotecnologia do Maranhão (Agritec), em Presidente Dutra.

Na oportunidade, Wellington Matos apresentou a produtores integrantes de associações e cooperativas de Agricultura Familiar do Maranhão, os projetos e ações desenvolvidos pela Setres, dentro do ‘Programa de Desenvolvimento da Economia Solidária’.

Contatos

contatos

SINE – SISTEMA NACIONAL DE EMPREGOS – SÃO LUÍS/MA

(98) 3232-5015
(98) 3232-5031

Clique para mais contatos

Links Úteis
Localização

localização

Click to open larger map

Rua do Sol, 191. Centro,
São Luís, Maranhão