SETRES promove ação de sensibilização para o combate ao trabalho escravo

IMG_4206

Com objetivo de alertar os trabalhadores maranhenses sobre as nuances do trabalho escravo, nesta terça-feira, 29, a Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidaria – SETRES, promoveu evento de esclarecimento sobre o assunto, para o público que usufrui dos serviços do Sistema Nacional de Empregos- SINE /São Luís.

“Além de definir, formular e implementar políticas públicas de emprego, trabalho e renda para todo o Estado, também atuamos no enfrentamento das situações de vulnerabilidades trabalhistas”, afirmou o subsecretario da SETRES, Afonso Peixoto.

IMG_4252

Para informar a população sobre as características dessa violação, a SETRES convidou a professora e pesquisadora no seguimento, da Universidade Federal do Maranhão, Flavia Moura, que apresentou informações relevantes para o combate às situações análogas à escravidão.

“Apresentamos esta problemática com uma linguagem bem simples, para que todos saibam identificar esses casos e tenham atitudes de coibição deles, porque vai além de uma infração trabalhista, são crimes de lesa à humanidade, que viola os direitos e dignidade humana, onde o trabalhador vive em condições degradantes”, ressaltou Flavia Moura.

A Superintendente Regional do Trabalho, Leia Cristina Silva, presente no evento, destaca a relevância do evento: “Este momento de parceria com a SETRES e demais instituições competentes, reforça a importância da prevenção e combate ao trabalho escravo”, disse.

“O combate às praticas análogas à escravidão envolvem diversas diretrizes, sendo que a principal delas é o acesso à informação. Hoje, a SETRES está atuando como um importante instrumento de disseminação e empoderamento da população, dando condições para que o cidadão possa identificar no seu cotidiano esse tipo de violação”,  destacou, Pedro Maciel, Coordenador da Ações de Combate ao Trafego de Pessoas e ao Trabalho Escravo da Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (SEDIHPOP) , também, presente na ocasião.

Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo

28 de janeiro é a data no calendário nacional de combate ao trabalho escravo, onde diversas atividades são organizadas pela sociedade civil, sindicatos e poder público para jogar luz sobre o problema do trabalho escravo moderno no Brasil e mobilizar a sociedade para exigir sua erradicação.
A data foi criada em 2009 para homenagear Erastóstenes de Almeida Gonçalves, João Batista Soares Lage e Nelson José da Silva e o motorista Ailton Pereira de Oliveira, que foram assassinados, em 28 de janeiro de 2004, durante inspeção para apurar denúncias de trabalho escravo em fazendas da região de Unaí (MG), episódio que ficou conhecido como Chacina de Unaí.