Comunidades da Zona Rural de São Luís têm vias pavimentadas pelo “Rua Digna”

Baixão Matinha (22) Baixão Matinha (32) Baixão Matinha (43) Baixão Matinha (60) Baixão Matinha (98) Baixão Matinha (129) Baixão Matinha (177)

Moradores da comunidade Baixão, do bairro Matinha, zona rural de São Luís, tiveram quase dois quilômetros de ruas pavimentadas com blocos intertravados de concreto. Seis vias da região foram recuperadas por meio do programa do Governo do Maranhão, executado pela Secretaria de Estado do Trabalho (Setres), que utiliza um sistema de mutirão gerando oportunidades de trabalho para os moradores das comunidades contempladas. Na manhã desta sexta-feira, (6), o governador Flávio Dino e o Secretario da Setres, Hernando Macedo visitaram as ruas recuperadas e entregaram as obras à população.

“Essa é uma ação que leva melhorias aos bairros em várias cidades do Maranhão em relação à infraestrutura, oferece urbanização aos moradores em suas casas, gera oportunidades de trabalho e promove a circulação de renda nos bairros”, destacou o governador Flávio Dino.

“Este programa beneficia a cadeia produtiva local, porque é feito em parceria com a comunidade! Só nestas obras geramos mais de 50 oportunidades de trabalho direto e contribuímos para o aquecimento da economia por meio do consumo de matéria-prima produzida na região”, pontuou o secretário Hernando Macedo.

O agricultor Amirton Almeida ficou surpreso com o novo cenário do bairro. “Aqui é um polo produtor e que estava prejudicado com a falta de estrutura dessas ruas.  A gora com a mudança, os produtores, os comerciantes, toda a população é beneficiada”, disse Amirton Almeida, presidente da Associação dos Agricultores do Baixão Matinha.

“Aqui não passava uma máquina, um carro. Eu fico feliz de ver minha rua boa e ter condições de andar”, disse o aposentado José Rocha Almeida, 72 anos.

O programa de pavimentação com uso de bloquetes e no sistema de mutirão contempla organizações da sociedade civil da Região Metropolitana (São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa) e dos 30 municípios do Mais IDH. As obras têm prazo máximo de execução de 90 dias.

São investidos pelo Governo do Estado recursos de até R$ 200 mil para cada projeto de trabalho. As organizações selecionadas contratam    trabalhadores como pedreiros e ajudantes das próprias ruas beneficiadas.  Os materiais para obra são adquiridos, preferencialmente, com comerciantes locais.