Lançamento do Seminário Estadual de Fortalecimento de Catadores de Materiais Recicláveis

WhatsApp Image 2018-06-26 at 11.46.36 AM WhatsApp Image 2018-06-26 at 11.46.40 AM WhatsApp Image 2018-06-26 at 11.46.48 AM WhatsApp Image 2018-06-26 at 11.47.00 AM

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Governo realiza Seminário Estadual de Fortalecimento de Catadores de Materiais Recicláveis, nesta terça-feira (26)

Nesta terça-feira, 26, o Governo do Estado, por meio da Secretária de Estado do Trabalho e da Economia Solidária- Setres realizou o Seminário Estadual de Fortalecimento de Catadores de Materiais Recicláveis do Maranhão. O encontro marca a reativação do Projeto Pro-Catador que atende a Política Nacional de Resíduos Sólidos na região. O evento aconteceu na Rua de Nazaré, no Centro Histórico da Capital.
“Sabemos das dificuldades enfrentadas pela categoria e estamos trabalhando para superarmos esses desafios. Nos próximos meses vamos providenciar uma estruturação necessária para melhorias dos trabalhos já desenvolvidos pela categoria e também vamos em busca da ampliação do projeto para que seja expandido até outros municípios”, disse Hernando Macedo, secretário do trabalho.

O seminário é uma atividade prevista no projeto, com a finalidade de abrir espaço para discussão e construção coletiva entre o poder público e a categoria. Na ocasião foi apesentado o plano de trabalho com atividades previstas a serem implantadas. As ações do Projeto são aplicadas através de cooperativas e associações, fomenta, ainda, a criação de novas organizações do seguimento.

“Nós estávamos precisando dessa dessa estrutura, que vai nos capacitar e ajudar a trabalhar melhor no coletivo e trazendo melhorias para nosso trabalho. Tudo isso vai ser um avanço para os catadores”, afirma José Ferreira Lima, presidente da Sssociação de Catadores de Imperatriz

Através do projeto Pro-Catador, o governo vai oferecer a categoria a estruturação das instituições que batalham com a coleta seletiva, disponibilizando capacitações, formações em gestão, produção, aprimoramento e triagem da produção, vai dispor, também, equipamentos de produção, de proteção individual (EPI) para melhoria no trabalho desenvolvidos pelos catadores.

“Este projeto tem o objetivo de dar condições necessárias para que os catadores possam se organizar, tenham mais autonomia, melhorem sua geração de renda, tenham condições dignas de trabalho, e para isso estamos trabalhando com referências na política da economia solidária, na perspectiva do desenvolvimento coletivo, visando à igualdade social e econômica de forma sustentável”, destacou Nilce Cardoso secretária adjunta da Setres.
O projeto é resultado de um convênio da Setres com o Ministério do Trabalho que teve início em 2015 e estava em ajustes junto ao Governo Federal. Com a reativação do projeto serão investidos mais de R$ 5 milhões em ações de fortalecimento da categoria em cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos Maranhão.
O Projeto vai atender os municípios de São Luís, Paço do Lumiar, São José de Ribamar, Itapecuru, Barreirinhas, Viana, Tutóia, Santa Inês, Santa Luzia do Tide, Bacabal, Caxias, Codó, Imperatriz, Balsas, Açailândia e chapadinha. Além desses municípios, também será atendido Rosário, por está na região metropolitana e por abrigar o único aterro sanitário que temos no estado.

Comitê Gestor
Esta semana ocorreu também a reunião do comitê gestor do Pro-Catadores, que é um espaço de controle social do Projeto, sendo formado por representantes de associações e cooperativas de catadores, entidades de apoio e do poder público, que fazem o monitoramento da execução do projeto. Durante o encontro foram apontadas as metas alcançadas até o momento de acordo com o plano de trabalho previsto e apresentados os ajustes propostos pós analise do Ministério do Trabalho.

“ A atuação da categoria tem um grande valor socioeconômico, porque além de ter o potencial de geração de renda, minimiza os impactos ambientais na perspectiva de reutilização de materiais para atender as demandas de consumo da sociedade, em um cenário geral de escassez de recursos”, ressalta Regina Dias, Coordenadora do Projeto.

Contatos

contatos

SINE – SISTEMA NACIONAL DE EMPREGOS – SÃO LUÍS/MA

(98) 3232-5015
(98) 3232-5031

Clique para mais contatos

Links Úteis
Localização

localização

Click to open larger map

Rua do Sol, 191. Centro,
São Luís, Maranhão