Governo do Estado do Maranhão inaugura obra do Programa “Mutirão Rua Digna”, no Jardim Tropical

WhatsApp Image 2018-04-29 at 13.50.16 (1)

(Foto: Divulgação)

Na manhã deste domingo, 29, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária, inaugurou mais uma obra do Programa “Mutirão Rua Digna”, que desta vez beneficiou a população do Bairro Jardim Tropical, em São Luís. Estiveram presente na solenidade o Secretário de Estado do Trabalho e da Economia Solidária, Sílvio Conceição Pinheiro; o Deputado Federal e ex-Secretário de Estado do Trabalho, Julião Amim; o Secretário Municipal de Esporte e Lazer, Romeu Amim e outras autoridades e moradores da comunidade.

“Antes nós vivíamos em um constante transtorno, com lama, poeira….Agora nós passamos a ter dignidade! Temos mais acessibilidade, podemos ir e vir para escola, mercado, hospitais….É uma satisfação saber que o meu neto de dois anos, portador de mobilidade reduzida, vai crescer em uma rua que lhe garanta melhor acessibilidade”, declarou a professora Rosângela Silva Correia, moradora da comunidade.

O projeto teve início no bairro em agosto de 2017; foi orçado em R$199.840,42, e contemplou as ruas Alameda Caxias, Alameda Carolina e Alameda Bacabal.

O Secretário Sílvio Conceição Pinheiro reforçou que o Programa, além de beneficiar milhares de maranhenses com a pavimentação de vias públicas e melhoria de infraestrutura de pontos que nunca receberam nenhum tipo de intervenção estrutural, também promove o desenvolvimento da comunidade por meio da geração de trabalho e renda e aquecimento da economia local. “Durante a execução da obra geramos cerca 100 trabalhos temporários para pessoas que moram na comunidade e que assim tiveram a oportunidade de adquirir renda para garantia de sua qualidade de vida”, destacou o secretário.

“Este foi um projeto pensado pelo Governador Flávio Dino com o objetivo de amenizar os efeitos da crise econômica, foi pensado na situação do trabalhador que está desempregado e na melhoria de acessibilidade da população, em especial as pessoas portadoras de mobilidade reduzida”, ressaltou o Deputado Julião Amim.

Alcilene de Sousa, presidente do Instituto Filadélfia, responsável pelo gerenciamento da obra no bairro, ressaltou sua satisfação com o benefício: “Ter vias mais acessíveis, dando assim mais oportunidade de qualidade de vida a toda comunidade, em especial aos portadores de mobilidade reduzida, uma vez que estas ruas eram praticamente intrafegáveis; este é um sonho aguardado há décadas, e que está sendo realizado através do Mutirão Rua Digna”, declarou.

“Durante a execução desta obra observamos que na localidade existem muitas pessoas com dificuldade de mobilidade, e que o serviço também atenderia de forma direta todo o público de uma escola que recebe mais de 400 crianças. Tudo isso foi muito motivador para toda a equipe do Programa Mutirão Rua Digna”, pontuou Daniella Arraes, coordenadora do Programa.

(Foto: Divulgação)

“Mutirão Rua Digna”

O Projeto é um programa do Governo do Estado desenvolvido pela Secretaria do Trabalho e da Economia Solidária (Setres), que consiste na pavimentação de vias públicas através de blocos intertravados (bloquetes) e pequenas obras e serviços de infraestrutura, cujos bloquetes são confeccionados por detentos da penitenciária de Pedrinhas. Dessa forma fomenta o trabalho e a iniciativa popular através da geração de emprego e renda.

O programa foi disponibilizado para organizações da sociedade civil localizadas dentro da região metropolitana (São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa) e para 30 municípios do Mais IDH. Com a inspeção de técnicos do Mutirão Rua Digna, o prazo máximo para execução é de 90 dias e o de prestação de contas é de 60 dias após o recebimento do recurso.

O Programa “Mutirão Rua Digna” implantou 72 projetos em 25 municípios. O recurso oferecido é de até R$ 200 mil para cada plano de trabalho a ser desenvolvido pelas instituições. Todo o Programa está orçado em 15 milhões. Até o momento 162 ruas, em todo o Maranhão, já foram contempladas com o projeto, sendo 87 em São Luís e 75 em outros municípios do Estado.

Bairros contemplados em São Luís: Coquilho, São Raimundo, Gapara, Conjunto São Raimundo, Residencial José Reinaldo Tavares, Matinha, Tibiri, Alto da Esperança, Porto Grande, Janaína, Radional, Tiradentes, Coqueiro, Geniparana, Santa Barbara, Gapara / Cidade Nova, Primavera, Pedrinhas, Jardim Tropical, Vila Mauro Fecury, Cidade Olímpica, Residencial São Domingos 2, Janaína/ trecho da Rua Evaldo Pires, Cidade Operária, Travessa da Matança, Residencial Eugênio Pereira, Conjunto Roseana Sarney, Vila Romualdo, Parque Bob Kennedy-Paço do Lumiar, Pindoba, Jardim São Cristóvão.

Municípios contemplados: Paço do Lumiar, São Luís, São José de Ribamar, Raposa, Primeira Cruz, São João do Carú, Cajari, Água Doce do Maranhão, Conceição do Lago Açu, Fernando Falcão, Governador Newton Bello, Jenipapo dos Vieiras, São Francisco do Maranhão, Araioses, Pedro do Rosário, Santo Amaro do Maranhão, Serrano, Satubinha, Amapá do Maranhão, Marajá do Sena, São Roberto e Arame.