Secretaria de Estado do Trabalho e Economia Solidária – Setres realiza ações de fortalecimento da economia solidária na 15ª Agritec

(Foto: Divulgação)

A Feira de Agricultura Familiar e Tecnologia do Maranhão- Agritec, em sua 15ª edição, mais uma vez conta com o apoio da Secretaria de Estado do Trabalho e Economia Solidária – Setres, por meio de atividades de valorização, fortalecimento e desenvolvimento dos trabalhadores do campo. O evento aconteceu nos dias 24, 25 e 26 de abril, no centro da cidade de São Raimundo das Mangabeiras, no Cerrado Sul Maranhense.

Durante a Feira, a Setres ofertou aos participantes do evento serviços como  orientação do Programa Micro Crédito, atendimento do cadastro do SINE,   palestra sobre gestão e administração de empedrenimento da agricultura familiar; e mais de 100 atendimentos em oficinas praticas artesanais de reaproveitamento de resíduos sólidos para artesãos da localidade.

Também formalizou a assinatura de termo de cooperação com a Cooperativa Agroecológica Pela Vida do Cerrado Sul Maranhense – COOPEVIDA para realização de feiras da economia solidária na região. Realizou ainda   articulações para o reativamento do programa Jovem Aprendiz em São Luís e na agência do SINE em Balsas.

“A Setres estabeleceu uma parceria com a SAF, buscando fortalecer a economia solidária do estado por meio de ações que visam o desenvolvimento do trabalhador do campo através das atividades de geração de emprego e renda. Isso é uma base para se atingir as metas do governo de trabalhar a integração das politicas públicas do estado”, disse Nilce Cardoso, Secretária Adjunta da Setres.

Na ocasião a Secretária Adjunta, visitou a ainda a agência do SINE da região, na cidade de Balsas, onde foram discutidas demandas e ações de melhorias para a prestação de serviços para o público usuário dos serviços da agência.

(Foto: Divulgação)

“A unidade do SINE, na cidade Balcas tem uma grande demanda, devido o grande potencial agrícola da região. As melhorias previstas para a instituição são de vital importância para o desenvolvimento do mercado de trabalho na localidade”, destacou Arnon Alencar, coordenador da Unidade.

A FEIRA

A Feira da Agricultura Familiar e Agrotecnologia do Maranhão – Agritec é uma realização do Governo do Estado do Maranhão por meio do Sistema de Agricultura Familiar (composto pela Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão- AGERP, Instituto de Colonização e Terras do Maranhão – ITERMA e Secretaria de Estado da Agricultura Familiar – SAF), e conta com a parceria da Embrapa, Sebrae, movimentos sociais (ACONERUQ, FETAEMA, FETRAF-MA, MIQ-CB e MST) e prefeituras municipais.

Um dos principais objetivos da Feira é promover o contato do agricultor familiar com as informações e novas tecnologias para que ele possa otimizar sua produção, de forma quantitativa e qualitativa.

Em 2017 foram realizadas quatro edições da Agritec: no Território Sertão Maranhense, em Paraibano; Território Centro do Maranhão, em Barra do Corda; Território Vale do Pindaré, Santa Luzia; Território Vale do Itapecuru, Itapecuru Mirim e Território Baixada Ocidental, Cururupu.

(Foto: Divulgação)

A Agritec Território Serrado Sul Maranhense, em São Raimundo das Mangabeiras, foi a 15ª edição da Feira, e recebeu comitivas dos municípios de Feira Nova, São Pedro dos Crentes, Loreto, Balsas, Carolina, São Domingos do Azeitão, São Félix de Balsas, Fortaleza dos Nogueiras, Formosa da Serra Negra, Carolina, Sambaíba, durante três dias de evento.